Você sabia que a comunicação empresarial pode transformar a imagem da sua empresa? Saiba como!

Imagine ter uma consultoria especializada que fortaleça a sua marca e a posicione como referência no mercado, sem desperdício de recursos com agências de marketing digital, com profissionais experientes e gabaritados

Marcelo Dias

8/24/20242 min read

João Gutemberg é especialista em marketing e gerente de comunicação da Xyz, uma empresa de médio porte com sede em Niterói e atuação no Leste Fluminense e na Região Serrana. João sabe que comunicação empresarial não é o seu ponto forte e que se trata de uma área muito diferente da de marketing, mas a direção da Xyz não entendia assim por falta de compreensão da sua importância estratégica para o próprio negócio. Entretanto, diante dos melhores resultados dos principais concorrentes, com espaço e visibilidade em mídias especializadas, noticiários econômicos e em seus próprios canais digitais, ele convenceu a companhia a buscar suporte especializado para reestruturar a comunicação da Xyz e fortalecer a sua marca no mercado.

João fez um benchmarking e constatou problemas graves na Xyz. Conversando com colegas e observando a concorrência, ele concluiu que a comunicação nos canais próprios da empresa, como redes sociais, house organ, blog e site, não poderia ser feita pela agência de marketing digital que o atendia. Ele logo notou que a empresa necessitava de planejamento integrado para produção de conteúdo visando a construção e fortalecimento da marca ao longo do tempo — e não apenas de olho no resultado imediato, ou seja, voltado só para vendas.

Outra falha grave percebida é que a Xyz não tinha assessoria de imprensa, ficando sem canal direto de divulgação em jornais, revistas e publicações especializadas e nem relacionamento com jornalistas que cobrem o seu segmento. Não era à toa que a imprensa não os procurava, e vice-versa, porque aqueles profissionais não eram jornalistas e nem tinham relacionamento com os veículos de comunicação. Em vez de gastar com anúncios em jornais de pouca circulação e nenhum retorno, a Xyz poderia ser protagonista de reportagens em publicações importantes gratuitamente. E a comunicação interna também poderia ser melhorada, ainda que com poucos recursos, indo além de e-mails raramente lidos por colaboradores.

João percebeu também que as concorrentes da Xyz haviam contratado consultorias e assessorias de comunicação empresarial regionais, com profissionais de experiência na imprensa e em grandes companhias, que lhes ajudaram a alavancar a comunicação externa e interna, tornando-se parceiras importantes para o seu planejamento estratégico e a conquista de resultados bem melhores.

Superando os desafios da comunicação

Identificou-se com o desafio de João Gutemberg? Esse relato é fictício, claro, mas situações como essa são reais no mercado — inclusive em grandes empresas. Como vemos, João enfrenta o desafio de fortalecer a imagem da sua empresa para que as suas mensagens estratégicas alcancem seus stakeholders de maneira eficaz e entendeu que agências de marketing digital lhe serviriam apenas para vendas e suporte em campanhas publicitárias e eventos pontuais. Ele agora sabe que precisa do apoio de especialistas em comunicação empresarial, com planejamento integrado e customizado.

A Dias Comunicação está preparada para atender a executivos como você e João, sendo um parceiro estratégico para as necessidades específicas do seu negócio, sempre de acordo com a sua realidade e com as melhores práticas de comunicação empresarial para a sua marca se destacar em um mercado cada vez mais competitivo com soluções eficazes e inovadoras.

Vamos conversar? Com certeza, saberemos como lhe ajudar a superar os desafios da comunicação e tornar a sua marca ainda mais forte no mercado.


#assessoria #imprensa #comunicação