"Zagallo é gênio" tem 13 letras!

Tetracampeão mundial de futebol foi também craque na comunicação

por Marcelo Dias

1/6/20241 min read

Em arte produzida pela ESPN, Zagallo surge à frente da Seleção de 70 junto a ícones sobre o futebol.
Em arte produzida pela ESPN, Zagallo surge à frente da Seleção de 70 junto a ícones sobre o futebol.

Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Rivellino; Jairzinho, Pelé e Tostão. A genial escalação concebida por Mario Jorge Lobo Zagallo reuniu cinco camisas 10 fabulosos em seus times, melhorou absurdamente uma seleção que já era um timaço e se tornou o maior escrete de todos os tempos, conquistando um tricampeonato mundial mágico na Copa do México, em 1970. Estupendo como técnico, Zagallo foi também um craque na comunicação.

Com tiradas e frases de efeito, o Velho Lobo cunhou expressões como "Vocês vão ter que me engolir!" e "Brasil campeão tem 13 letras". Todas ganharam o noticiário de norte a sul do país quando comandava a Seleção. Ou "É o preto-e-vermelho que manda aqui!", quando ganhou um inesquecível tricampeonato carioca pelo Flamengo, em 2001, no Maracanã.

Zagallo empolgava a torcida, mexia com emoções, era adorado pela imprensa — exceto a paulista, extremamente bairrista contra o treinador, que fez sua carreira quase toda como jogador e técnico no Rio — e mantinha a Seleção em alta na mídia. Era um tremendo embaixador da marca. E também sabia engajar seus jogadores, como se viu na semifinal da Copa de 1998, na França, quando motivou todos os jogadores, um por um, na decisão por pênaltis na semifinal contra a Holanda, como um grande líder.

Zagallo é um exemplo para CEOs que não descem ao chão de fábrica ou não entendem o papel da comunicação interna como alavanca para aumento de engajamento, produtividade e conquista de resultados. Zagallo foi um grande mobilizador de colaboradores e os títulos colecionadas ao longo da vida são prova disso.

O poder de #comunicação de #Zagallo era enorme. Se todas as frases de efeito saíram ou não de sua cabeça, pouco importa. Mas, na comunicação, o Velho Lobo superou até Pelé no mundo do futebol.

Zagallo é gênio também tem 13 letras!