Um pé lá e outro cá. E os dois bem firmes na comunicação

Veículos de imprensa regionais são estratégicos para construção de marca junto a comunidades onde empresas se instalam, alcançando stakeholders locais como prefeitos, vereadores, moradores, igrejas, comerciantes e ONGs

7/21/20251 min read

a man sitting at a table reading a newspaper
a man sitting at a table reading a newspaper

Ver a sua marca divulgada na imprensa nacional é muito bom — e isso a Dias Comunicação garante sempre que houver interesse público e jornalístico. Mas jamais se deve subestimar os veículos regionais, pois são eles que ajudam a construir uma marca na comunidade onde se está instalado, junto a stakeholders locais como prefeituras, câmaras municipais, associações de moradores e ONGs.

A vantagem de se construir um relacionamento com jornalistas desses veículos é a criação de um colchão de boa-vontade ao longo do tempo. Assim, em tempos de crise, a credibilidade amealhada servirá para reduzir o impacto na imagem junto à sociedade local onde nem sempre os principais jornais e revistas circulam, com emissoras de rádios e semanários regionais sendo as principais fontes de informação — além das redes sociais, que também precisam ser trabalhadas estrategicamente.

Essas divulgações, porém, não são conquistadas por quem não é do ramo — exceto que se pague caro por isso. E, mesmo assim, nem sempre funciona. E há uma explicação para isso: trata-se apenas de uma relação comercial, sem relacionamento com a imprensa. E nada mais além disso. Aliás, muitas vezes o dono do jornal local nem jornalista é, mas sim um negociante que vive de anúncios. Cabe, então, à assessoria de imprensa identificar quais veículos têm credibilidade local para reforçar o seu relacionamento.

Uma boa assessoria de comunicação empresarial, composta por jornalistas experientes e acesso aos veículos de imprensa, abre muitas portas de graça tanto para fatos positivos quanto para gestão e contenção de crises. Delegar essa tarefa ao departamento de marketing é um erro grave pondo a marca em risco em caso de crise e sem condições de conquistar divulgações relevantes nem de estabelecer relacionamento com jornalistas.