TikTok é canal preferido das gerações Z e alpha para falar sobre marcas de luxo

Comunicação empresarial deve levar em conta redes sociais favoritas de consumidores e canais usados por público-alvo para direcionar ações

por Marcelo Dias

10/18/20231 min read

person holding black iphone 5
person holding black iphone 5

A importância de se planejar estratégias e ações de comunicação passam pelo público-alvo ao qual determinada mensagem se dirige. A Bloomberg Línea acaba de nos trazer uma medida de como é importante contar com uma assessoria de comunicação empresarial para que recursos não sejam desperdiçados. O portal informa que a Geração Z, formada pelos nascidos entre 1997 e 2010, produz conteúdo sobre marcas de luxo principalmente no TikTok, segundo a consultoria Bain & Company.

Estima-se que os gastos dessa garotada com produtos de luxo devem triplicar até 2030. As gerações Z e alpha (de nascidos desde 2010) são a bola da vez do mercado. Os mais novos porque estão prestes a ir às compras e os mais velhos por já estarem no mercado de trabalho, com renda própria para gastar.

Se os futuros consumidores estão no TikTok, faz sentido elaborar ações para a rede social da dancinha. A Geração Z, por exemplo, representa 20% dos consumidores brasileiros. Ou seja, um em cada cinco futuros clientes do mercado. E 75% deles dizem que compraram produtos após descobri-los em redes sociais.

Então, é preciso identificar os canais onde os consumidores estão, adequar o conteúdo à linguagem de cada público-alvo e desenvolver ações para contactá-los. Facil, né? Claro que não. Isso requer conhecimento e especialistas em comunicação para elaborar, produzir e desencadear ações rapidamente, pois o concorrente também estará fazendo a mesma coisa. Não há espaço para improvisação ou a garotada preferirá o rival, garantindo-lhe belos retornos ao longo de sua longa vida.