Produção de conteúdo próprio pode proteger empresas dos riscos da pós-verdade
Inbound marketing é proteção contra fenômeno surgido nas redes sociais, que deturpa fatos a partir de versões distorcidas em favor de ideologias ou mesmo direcionadas para prejudicar e destruir a reputação de pequenos negócios, empreendedores, grandes corporações, instituições públicas e personalidades


Outra razão para que qualquer empresa abrace a comunicação interna e a tome para si como estratégia para formar e informar seus colaboradores é a chamada pós-verdade, palavra do ano do dicionário Oxford, em 2016, em que crenças pessoais e apelos emotivos têm peso maior do que fatos objetivos na construção da opinião pública. Ou seja, a verdade factual é menos valorizada do que versões distorcidas produzidas para reforçar convicções individuais ou de um grupo organizado para forjá-las e espalhá-las na sociedade, provocando grandes prejuízos não só à coletividade, mas também a pequenas firmas, grandes corporações, instituições públicas e personalidades.
A pós-verdade é um fenômeno surgido nas redes sociais que consiste, basicamente, não na busca de informações, mas sim na de opiniões que convirjam e coincidam com a do internauta. Pouco importam os dados ali veiculados, se são verdadeiros ou falsos, se há fontes citadas, se são reproduções de outros blogs ou sites sem credibilidade ou se não passam de meros artigos de opinião a serviço de uma orientação ideológica.
Em outras palavras, são apoiados em crenças sem base em fatos e na manipulação de dados a fim de se produzir uma determinada conclusão — numa prática antiga que remonta à Grécia Antiga.
Hoje, qualquer um pode publicar qualquer coisa na internet e as redes sociais espalham tudo rapidamente, sobretudo entre aqueles que pensam de forma parecida. Para isso, encarregam-se os algoritmos. Se uma pessoa acessa um tipo de conteúdo algumas vezes, o algoritmo das ferramentas de busca como Google, Bing e Yahoo!, entendem que ela se interessa por aquilo e passa a lhe empurrar vídeos e publicações semelhantes, ainda que sem veracidade.
Muitos não procuram notícias para se informar, mas sim conteúdo sobre aquilo em que já acreditam, tornando-se presas fáceis para disseminação de mentiras e boatos. Por isso, é importante as organizações produzirem seu conteúdo, o chamado inbound marketing, sendo fonte de suas próprias informações, transmitindo ao público confiança e credibilidade.