Planejamento integrado otimiza comunicação empresarial

Definição de estratégia com ações táticas e operacionais mostra rota para conquistar clientes e resultados acima do esperado — e até melhores do que os da concorrência! — a partir de análise e diagnóstico de problemas

por Marcelo Dias

10/15/20232 min read

Uma caderneta de planos repousa numa mesa junto a notebook, lapiseira, xícara de café e óculos
Uma caderneta de planos repousa numa mesa junto a notebook, lapiseira, xícara de café e óculos

Imagine navegar sem mapas, bússolas, radares e nem noção da localização de terra ou mesmo das estrelas. Pois o planejamento integrado de comunicação empresarial funciona como uma carta de navegação, revelando qual é e onde está o público-alvo, definindo estratégias, planos e ações de comunicação, meios e redes sociais a serem trabalhados, conteúdos a serem formatados de acordo com quem o receberá e veículos adequeados para a sua divulgação.

Ou seja, trata-se de um instrumento fundamental para singrar os mares do consumidor e traçar uma rota para chegar a eles. Além disso, esse plano deverá atender a realidade e possibilidades de cada cliente, otimizando recursos e potencializando resultados.

O planejamento mira no longo prazo, visando a produzir efeitos duradouros, mas sem deixar de lado ações que possam gerar resultados imediatos de acordo com os objetivos do cliente. Aqui, as diretrizes de comunicação não diferem das de uma organização, tendo ações táticas e operacionais. Mais importante ainda: a comunicação empresarial deve estar inserida como elemento-chave no planejamento estratégico de qualquer empresa ou instituição para alavancar ainda mais seus resultados, sob pena de abrir mão de crescimentos bem maiores do que os da concorrência — como o Blog já contou.

Sem crises de imagem

Assim, divulgações de press releases, produção de pauta, sugestão de notas e entrevistas exclusivas, publicação e frequência de posts, vídeos e podcasts em redes sociais, escolha de veículos para direcionar notícias e identificação de jornalistas-chave requerem um planejamento integrado. Isso tornará possível a formulação de ações táticas e operacionais para que haja a possibilidade de obtenção de retornos acima do esperado a partir da comunicação. Sem isso, é impossível prever repercussões e efeitos desejados para potencializar divulgações positivas ou evitar e minimizar estragos provocados por fatos negativos e crises.

O planejamento integrado de comunicação empresarial também é importante porque identificará as necessidades reais a serem atacadas, analisando macro e micro ambientes, diagnosticando problemas e propondo soluções e ações. A partir daí, são desenhados cenários e mapeados pontos fortes e fracos a serem observados, bem como oportunidades que podem ser aproveitadas e ameaças a serem evitadas.