O que é uma assessoria de imprensa? Por que é importante?
Serviço ajuda a valorizar marcas com aumento do seu conhecimento junto a um público-alvo graças ao relacionamento com jornalistas e a reforçar posicionamento e segmentação no mercado com divulgações gratuitas através de reportagens em veículos de comunicação, criando e preservando reputações


A proposta de valor da assessoria de imprensa oferece benefícios como a busca por oportunidades de divulgação gratuita em meios de comunicação relevantes para qualquer negócio, aumento de conhecimento junto ao público-alvo e valorização da marca. A partir daí, essa comunicação pode ser amplificada com o interesse de outros veículos de imprensa e com a reprodução de um press release nas redes sociais, ganhando o mundo.
Como se vê, as vantagens de se contar com uma assessoria de imprensa são muitas, tais como estabelecer relações com jornalistas a fim de construir, proteger, zelar e realçar a imagem e a reputação de companhias, instituições públicas ou personalidades, e ter meios qualificados para lidar imediatamente em situações de crise.
E o melhor: o serviço pode ser customizado de acordo com as necessidades do cliente.
Não é preciso ser uma grande empresa ou instituição para ter uma assessoria de imprensa. Trata-se de um serviço que visa a fazer com que os produtos, soluções e novidades de uma empresa sejam conhecidos pelo mercado e pelo grande público, tornando a sua marca ainda mais conhecida e até referência em seu segmento.
Na outra ponta da faca, é também o meio pelo qual se tem acesso aos veículos de comunicação durante crises de imagem, levando a mensagem do cliente aos jornalistas. E, nas duas situações, é uma forma de construir e fortalecer o relacionamento com a imprensa e, por tabela, à toda a sociedade civil e demais stakeholders envolvidos.
Sim, assessoria de imprensa valoriza marcas! E muito!
É preciso ter em mente que o relacionamento com jornalistas ajuda a criar, preservar e valorizar imagem e reputação gratuitamente, sem gastos com publicidade ou ações de marketing, inclusive digital.
Uma boa assessoria de imprensa não se limita à mera tarefa de redigir e divulgar releases. Ela deve fazer parte do planejamento integrado de comunicação por, entre diversas vantagens, oferecer a possibilidade de divulgação gratuita de produtos e serviços em espaços nobres com grande alcance junto ao público-alvo pretendido em reportagens em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, redes sociais e portais de imprensa, conquistando visibilidade, gerando interesse espontâneo por um determinado negócio e sem gastos com anúncios.
Referência no mercado
A assessoria de imprensa é e deve ser composta por jornalistas, que farão a sua divulgação através de notas para colunistas, press releases, sugestões de pauta e oferecimento de entrevistas, além de produção e divulgação de conteúdo próprio em house organs e redes sociais. Além disso, o cliente pode se tornar fonte de referência no seu campo de atuação a partir do processo de construção e conquista de credibilidade por seus assessores.
Ou seja, trata-se de uma atividade complexa, que não deve ser exercida por curiosos e nem admite improvisos sob pena de danos a imagem e reputação. Composta por profissionais de comunicação experientes, a assessoria de imprensa contribui para a valorização da marca, constituindo-se também um poderoso serviço de relações públicas acessível a qualquer um, podendo ser formatada de acordo com as necessidades do cliente.