Mídias sociais promovem fluxo da informação em mão dupla dentro de organizações
Comunicação interna não se faz mais de cima para baixo e colaboradores podem se informar fora da empresa, não estando mais à mercê do que diz o patrão
Hoje, a interatividade promovida pelas mídias sociais promove a livre circulação de informação na grande rede. Pelo antigo padrão, a informação vinha impositivamente de cima para baixo em boletins, comunicados ou discursos, e o trabalhador atuava de forma passiva como mero receptor.
Com o advento das mídias sociais e suas facilidades, essa proposta evoluiu para uma via de mão-dupla e canais multidirecionais, onde a informação trafega em diversos sentidos, inclusive de baixo para cima. A comunicação interna não é imperial e os líderes passam a dialogar com os empregados em uma nova cultura organizacional.
Blogs, fóruns e comunidades virtuais servem de meios internos e externos para discussão e difusão da marca pelos quais os empregados também podem se tornar formadores de opinião em relação à corporação.
Logo, o empregado não está mais à mercê do que diz o patrão e pode se inteirar sobre a sua empresa interna ou externamente informando-se pelo noticiário, pelo sindicato ou, pior: deformando-se pelos tios do zap. Então, melhor que seja dentro de casa.