Media training é decisivo para sucesso diante da imprensa

Treinamento de comunicação salva a pele de executivos e gestores públicos em crises, com mensagens-chave e preparação prévia sobre como se portar em entrevistas, e prepara candidatos para eleições

por Marcelo Dias

9/23/20231 min read

Um jornalista de terno aponta um microfone para o leitor.
Um jornalista de terno aponta um microfone para o leitor.

O media training nada mais é que um treinamento de comunicação. Muitas vezes, será preciso que haja um porta-voz preparado em treinamentos de comunicação para entrevistas, anunciar novidades ou falar de crises em nome de suas instituições. Para isso, não basta se expressar bem e dominar um determinado assunto. É preciso também saber como se comunicar. Deve-se saber se portar diante da imprensa e entender o seu funcionamento.

Repórteres não são inimigos, tampouco amigos. Entendendo o que são a notícia e a importância do gestual e do discurso, é possível transmitir confiança e credibilidade mesmo quando o assunto for espinhoso e desagradável, gerando até empatia do público em última análise.

Por isso, é preciso que haja sempre um porta-voz apto e preparado para qualquer situação. Afinal, crises e oportunidades podem surgir a qualquer instante. O media training pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do anúncio de uma novidade ou da gestão de uma crise.