Gestões de crise evitam mais prejuízos para reputação

Escândalos, acidentes, denúncias, noticiário negativo e publicações em redes sociais podem detonar crises e propagá-las rapidamente na internet, provocando danos à imagem de empresas, instituições e personalidades

por Marcelo Dias

9/18/20231 min read

Um bombeiro tenta controlar um grande incêndio com uma potente mangueira de água
Um bombeiro tenta controlar um grande incêndio com uma potente mangueira de água

Nenhum empreendimento ou instituição estão livres de crises de imagem e reputação, que fazem parte do risco de qualquer atividade e podem surgir de repente ou ter o sinal amarelo aceso com antecedência. Entretanto, a sua gestão começa antes mesmo que existam a partir de uma relação constante e transparente com a sociedade e a imprensa.

Às vezes, crises são inevitáveis, mas muitas vezes contornáveis devido à sua previsibilidade, sendo possível sair da tempestade com danos reduzidos. Com posicionamento correto, boas práticas internas e sólido relacionamento com veículos de comunicação, seus efeitos podem ser amenizados.

Para isso, deve haver agilidade, boa comunicação interna e externa, e troca de informações franca entre a assessoria e setores-chave da organização. Levam-se anos para se formar uma reputação, mas, com as redes sociais e os portais de informação online, bastam poucas horas para a imagem se deteriorar em crises detonadas por publicações ou críticas e protestos na internet, alastrando-se como o fogo no mato seco.