Gestões de crise evitam mais prejuízos para reputação
Escândalos, acidentes, denúncias, noticiário negativo e publicações em redes sociais podem detonar crises e propagá-las rapidamente na internet, provocando danos à imagem de empresas, instituições e personalidades
Nenhum empreendimento ou instituição estão livres de crises de imagem e reputação, que fazem parte do risco de qualquer atividade e podem surgir de repente ou ter o sinal amarelo aceso com antecedência. Entretanto, a sua gestão começa antes mesmo que existam a partir de uma relação constante e transparente com a sociedade e a imprensa.
Às vezes, crises são inevitáveis, mas muitas vezes contornáveis devido à sua previsibilidade, sendo possível sair da tempestade com danos reduzidos. Com posicionamento correto, boas práticas internas e sólido relacionamento com veículos de comunicação, seus efeitos podem ser amenizados.
Para isso, deve haver agilidade, boa comunicação interna e externa, e troca de informações franca entre a assessoria e setores-chave da organização. Levam-se anos para se formar uma reputação, mas, com as redes sociais e os portais de informação online, bastam poucas horas para a imagem se deteriorar em crises detonadas por publicações ou críticas e protestos na internet, alastrando-se como o fogo no mato seco.