Despreparo pode gerar crises em entrevistas desastrosas

Autossuficiência e arrogância de gestores e executivos sem media training são ingredientes explosivos diante de repórteres

por Marcelo Dias

9/27/20231 min read

Um cinegrafista aponta sua câmera durante uma entrevista coletiva, no meio de diversos jornalistas.
Um cinegrafista aponta sua câmera durante uma entrevista coletiva, no meio de diversos jornalistas.

Muitos executivos, gestores, líderes e agentes públicos acabam se enrascando por darem com a língua nos dentes porque falaram demais e deram linha para que um assunto delicado viesse à tona e entrasse na pauta de um lançamento de produto ou, pior, durante uma crise.

Antes de enfrentar uma entrevista coletiva, um repórter ou mesmo um amistoso evento em rede social de peito aberto, é preciso se preparar, definindo discurso e argumentos, e conhecendo bem o público para o qual se falará, o meio pelo qual essa mensagem será transmitida, o perfil de seus interlocutores e gestuais a serem enfatizados e evitados pelo porta-voz.

O treinamento de comunicação pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do anúncio de uma novidade ou da gestão de uma crise. Oportunidades e ameaças podem surgir a partir do (des)preparo de um porta-voz, aumentando a sua credibilidade ou reforçando dúvidas sobre o que diz.