Conheça 15 grandes motivos para se investir em comunicação interna

E entenda a importância do endomarketing para geração de produtividade e maiores retornos financeiros

por Marcelo Dias

10/13/20231 min read

Engajamento, produtividade, vendas, lucros maiores, defesa da marca por funcionários e por aí vai. Ainda em dúvida sobre os benefícios da comunicação interna para a sua empresa? Eis aqui 15 motivos pelos quais se deve investir nessa estratégia:

  1. Alinhamento de discurso, conceitos e estratégias internos;

  2. Difusão e compartilhamento de visão, valores, missão e informações estratégicas da corporação internamente;

  3. Geração de engajamento entre os funcionários, inclusive terceirizados;

  4. Sentimento de propriedade e pertencimento desses colaboradores, levando-os à identificação com a firma e a sua defesa e promoção;

  5. Apoio dos trabalhadores à instituição durante crises, acelerando e tornando menos doloroso o processo de retomada de crescimento;

  6. Melhora do clima organizacional;

  7. Queda no absenteísmo, com mais dias trabalhados, menos acidentes de trabalho e menos problemas de saúde entre a mão de obra, e, portanto, redução de perda de produtividade;

  8. Manutenção de gente qualificada;

  9. Aumento de produtividade por esse conjunto da obra;

  10. Possibilidade maior de receitas, vendas e lucros maiores, com valorização do preço de ações em bolsa;

  11. Formação de um sem-número de embaixadores da marca que incrementarão a propaganda positiva em seus círculos íntimos e junto aos consumidores, atingindo o público externo;

  12. Fortalecimento da reputação e da imagem interna e externamente a partir dos próprios trabalhadores — e, consequentemente, da marca;

  13. Efeito contagioso positivo pela inspiração em colegas com maior grau de engajamento;

  14. Fim dos ruídos de comunicação da rádio-corredor;

  15. Inovação a partir do espaço aberto pela interação entre patrões e empregados, abrindo caminho para a apresentação de sugestões e para a inovação.