Comunicação interna bem-feita incentiva colaboradores a vestir camisa da empresa
Engajamento por endomarketing transforma funcionários em embaixadores da marca, podendo levar a aumento de produtividade e lucros


Foi-se o tempo em que a comunicação interna tratava só de informar colaboradores sobre algo. Hoje, ela é uma ferramenta fundamental para mantê-los a par sobre diretrizes, planos, projetos e tudo o que ocorre na organização, ouvi-los e estabelecer um diálogo com a força de trabalho. Para que todos sejam embaixadores e advogados da marca, e um exército de porta-vozes em seus círculos pessoais, é preciso que estejam bem informados. Assim, se engajarão mais, com maior produtividade, gerando mais lucros e melhor comunicação (e divulgação) com a clientela num investimento que pode ser de baixo custo e grandes retornos financeiros e de imagem.
Hoje, a comunicação interna trafega em mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber. Esse relacionamento intenso, vivo e permanente com todos os seus colaboradores permite que a comunicação interna realize a primeira de suas funções estratégicas: a difusão da visão, missão e valores corporativos.
Além disso, amplia e harmoniza o diálogo entre capital e trabalho, equaliza interesses, integra equipes e valoriza o conhecimento e a produção, fruto da razão de ser da organização. Isso tudo faz da comunicação interna estratégica para o engajamento e os lucros de uma organização.
Percepção positiva da marca
Uma comunicação interna eficiente gera percepções positivas para a marca corporativa, para a empresa, seus produtos e serviços. E isso não se restringe aos funcionários, estendendo-se a toda sua rede de relações internas e externas, contribuindo para a formação da reputação empresarial e o reconhecimento público. Afinal, ela potencializa o fluxo de informações, integra públicos, contribui na formação de equipes de alta performance e reforça a imagem corporativa da empresa .
Públicos diferentes, mensagens distintas e o mesmo conteúdo — porém, adaptado a diferentes formas de linguagem conforme o receptor. Eis aí a importância da retórica para auxiliar a comunicação interna com suas diversas audiências.