Comunicação empresarial produz engajamento, lucros e prosperidade
Ganhos podem saltar até 47% ao longo de 5 anos com assessoria especializada em planejamentos estratégicos de empresas com trajetórias bem-sucedidas
por Marcelo Dias
2/26/20242 min read
A comunicação empresarial pode aumentar bastante a produtividade e os ganhos de uma empresa e evitar que ela se junte a uma estatística fatal. Seis em cada dez firmas vão à falência logo após a sua criação no Brasil. Segundo o IBGE, a taxa de sobrevivência de firmas abertas no país, com até cinco anos de existência, era só de 38% em 2016, dado mais recente disponível até agora. Esse índice de sobreviventes desabou a olhos vistos — em 2012, era quase o dobro, 75,2%. Num cenário assim, a inclusão da comunicação corporativa no planejamento estratégico se torna vital por promover engajamento, produtividade, vendas, lucros e valorização de marca, alavancando o próprio negócio com ganhos de 47% em cinco anos, como demonstram estudos de consultorias internacionais.
Em outras palavras, a comunicação empresarial é fundamental para a própria sobrevivência de qualquer empreendimento. Logo, é preciso conectá-lo o quanto antes com o seu consumidor final e o caminho para esse ciclo virtuoso passa pela comunicação corporativa. Muitas vezes negligenciada até por grandes empresas, como mostram pesquisas do Gallup e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a comunicação corporativa — ou empresarial, como queiram — não costuma ser vista como investimento e nem como estratégica para uma organização. E há quem nem tenha uma assessoria de comunicação. Ledo engano!
A comunicação corporativa é fundamental para o planejamento estratégico de qualquer empresa, não importa o seu segmento de atuação e nem o seu tamanho. Uma companhia que se comunica bem pode registrar ganhos de até 47% num período de cinco anos, por exemplo, conforme estudos da consultoria Towers Watson, dos EUA.
Comunicação corporativa aumenta produtividade
Pesquisas do Gallup, da Aberje e de diversas outras instituições de peso demonstram que a comunicação empresarial promove engajamento, aumento de produtividade, vendas, lucros, valorização da marca. Em outras palavras, um bom planejamento de comunicação gera prosperidade.
Consultoria especializada em comunicação empresarial, a Dias Comunicação oferece soluções sob medida após minuciosa análise para elaboração de um diagnóstico de problemas de seus clientes. Desse estudo, virão propostas de planejamento de comunicação que poderão contemplar serviços como assessoria de imprensa, comunicação interna, produção e edição de conteúdo, gerenciamento e gestão de crise, e planejamento e operação de redes sociais. Tudo de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, a Dias Comunicação realiza media training para executivos e gestores públicos.
Quem estiver pronto para as novas oportunidades que já surgem com a retomada da economia após a pandemia largará na frente da concorrência na corrida para recuperação de clientes perdidos e ampliação de sua fatia no mercado. E essa retomada passa obrigatoriamente pela comunicação empresarial para micro, pequenas, médias e grandes empresas.