Comunicação empresarial pode garantir retornos financeiros até 47% maiores em 5 anos

Empresas pequenas são as que mais se beneficiam de aumento de produtividade e engajamento entre funcionários

por Marcelo Dias

10/25/20233 min read

Funcionária de fábrica sorri enquanto opera maquinário.
Funcionária de fábrica sorri enquanto opera maquinário.

Da base deixada por Aristóteles 2.300 anos atrás em "A Retórica", vemos diversas razões para se recomendar a contratação de uma consultoria externa especializada em comunicação empresarial. A consultoria Willis Towers Watson, dos EUA, por exemplo, mostra que companhias que se comunicam bem com seus empregados registram retornos financeiros até 47% maiores em cinco anos, com aumento de produção de 26%. Já a Aon Hewitt aponta para a mesma direção no Brasil, demonstrando que um crescimento de 5% no engajamento dos funcionários gera uma receita 3% maior no ano seguinte e um salto de 50% no retorno para os acionistas em empresas com empregados altamente motivados, com empenho 60% maior e clientela 34% mais satisfeita do que na concorrência, formando um ciclo completo de virtuosidade.

Mas para que serve uma? Resumidamente, a comunicação empresarial (ou corporativa, como queiram) consiste na relação entre uma organização e seu público interno e externo. Para isso, valemo-nos de estratégias, táticas e ações para melhorar a comunicação e potencializar seus efeitos positivos através da difusão de informações dentro do planejamento estratégico do cliente, de acordo com sua missão, seus objetivos, metas, projetos e resultados esperados, por exemplo. Quando bem utilizada, a comunicação empresarial é um instrumento valioso de gestão, que pode garantir a coesão de uma organização, com benefícios como aumento de produtividade, tornando-se uma vantagem competitiva. Caso contrário, a sua ausência ou mau uso pode se tornar um baita problema.

Como já vimos, diversas pesquisas internacionais apontam para a importância da comunicação corporativa como estratégica para qualquer negócio e confirmam a existência de uma forte correlação sua com engajamento da força de trabalho, aumento de produtividade e desempenho econômico.

Comunicação empresarial aumenta engajamento

A consultoria Dale Carnegie, dos EUA, constatou que o engajamento e seus efeitos são mais fortes em firmas pequenas, com percentual médio de funcionários totalmente motivados de 36%, contra 29% nas maiores. A taxa de parcialmente engajados também lhes é favorável (46% a 45%), bem como a de desengajados (18% a 26%). E os mais motivados querem principalmente transparência dos superiores (65%) e comunicação efetiva (63%).

Mas o contrário disso tudo é tão verdadeiro quanto e as cifras realçam o estrago da falta de engajamento. Em 2016, o Gallup verificou que só 13% da mão de obra mundial era realmente engajada. No Brasil, essa taxa era uma das mais altas do planeta, de 27%, num ranking liderado pelo Panamá (37%). A outros 63% dos trabalhadores do planeta faltava motivação e 24% eram ativamente desengajados. Juntos, somavam 1,24 bilhão de pessoas sem comprometimento com o trabalho e com risco de infectar os 13% motivados (184 milhões). Na Alemanha, por exemplo, deixaram de ser gerados até € 287,1 bilhões em negócios devido a perdas de produtividade por conta da falta de engajamento, em 2015.

"Líderes empresariais no mundo todo devem aumentar o nível do engajamento de empregados. Aumentar o engajamento do local de trabalho é vital para alcançar crescimento sustentável para companhias, comunidades e países — e para pôr a economia global de volta nos trilhos para um futuro mais próspero e pacífico”, alerta o estudo do Gallup.

“As empresas que comunicam de forma mais ousada, inovadora e disciplinada, especificamente durante períodos econômicos difíceis e de mudanças, são mais eficazes ao engajar seus empregados e alcançar os resultados desejados. Nossa pesquisa revelou que as empresas que mantêm uma boa comunicação com seus empregados são também as que têm melhor desempenho financeiro”, completa o relatório da Willis Towers Watson, estabelecendo a conexão entre comunicação empresarial e lucros.

Motivos, portanto, não faltam para a contratação de uma consultoria especializada em comunicação corporativa. Assim, neste momento de pandemia, a inclusão desta poderosa ferramenta é mais do que necessária em qualquer planejamento estratégico que se preze. É vital, pois largará na frente para a retomada dos negócios e ocupação de novos espaços quem realmente estiver preparado para os novos tempos.