Comunicação empresarial estabelece relação de empresas com público-alvo
Serviço pode ser diferencial diante da concorrência e gerar grandes retornos financeiros, até 47% maiores em cinco anos, e aumento de produção chegando a 26%


Comunicação empresarial é a relação da empresa com seu público interno e externo, envolvendo um conjunto de procedimentos e técnicas para melhoria do processo comunicacional e à difusão de informações sobre seus resultados, ações, atuação, missão, objetivos, metas, projetos, processos, normas, procedimentos, instruções de serviço e outros dados referentes à sua atividade.
Trata-se de um recurso estratégico de gestão, que, quando bem aproveitado, pode garantir o funcionamento coeso, integrado e bem mais produtivo de uma instituição. Ou seja, a comunicação empresarial tanto pode ser uma vantagem competitiva ou um enorme problema se mal utilizada ou se sequer constar no organograma de uma companhia, seja lá de qual porte for.
Diversas pesquisas internacionais apontam forte correlação entre comunicação corporativa e engajamento da força de trabalho, aumento de produtividade e desempenho econômico. A consultoria Willis Towers Watson, dos EUA, por exemplo, mostra que companhias que se comunicam bem com seus empregados registram retornos financeiros até 47% maiores em cinco anos, com aumento de produção de 26%.
Já a Aon Hewitt aponta para a mesma direção no Brasil, demonstrando que um crescimento de 5% no engajamento dos funcionários gera uma receita 3% maior no ano seguinte e um salto de 50% no retorno para os acionistas em empresas com empregados altamente motivados, com empenho 60% maior e clientela 34% mais satisfeita do que na concorrência, formando um ciclo completo de virtuosidade. Isso tudo passa pela comunicação empresarial.
Comunicação empresarial aumenta engajamento
Por sua vez, a consultoria Dale Carnegie, dos EUA, constatou que o engajamento e seus efeitos são mais fortes em firmas pequenas, com percentual médio de funcionários totalmente motivados de 36%, contra 29% nas maiores. A taxa de parcialmente engajados também lhes é favorável (46% a 45%), bem como a de desengajados (18% a 26%). E os mais motivados querem principalmente transparência dos super (65%) e comunicação efetiva (63%) .
Ou seja, a comunicação corporativa é um fator que pode fazer toda a diferença na guerra pela conquista da clientela, para a sobrevivência e o desenvolvimento de qualquer negócio, colocando-o de cara para o vento, à beira-mar e com um horizonte de possibilidades à sua frente.