Cinco motivos para contratar uma consultoria de comunicação empresarial

Profissionais gabaritados garantem ganhos de tempo, decisões imparciais, relacionamento valioso com a imprensa e conquista de resultados rapidamente

Marcelo Dias

9/22/20242 min read

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Tomar decisões empresariais nem sempre é uma tarefa simples. Diversos fatores precisam ser avaliados e contar com o apoio de um profissional especializado se tornou uma decisão estratégica para que a companhia se concentre no seu negócio principal. Assim, o papel do consultor de comunicação é orientar empresas na criação de estratégias eficazes, oferecendo suporte de qualidade e utilizando as ferramentas adequadas para realizar análises detalhadas que impulsionem os negócios.

A contratação de um consultor — ou de uma equipe de consultoria — traz para a empresa novas perspectivas e conhecimentos que contribuem diretamente para o sucesso e a concretização de seus objetivos, poupando tempo e recursos valiosos como tempo, acelerando resultados por se contar com um especialista em comunicação empresarial.

Ainda tem dúvidas? Aqui estão cinco bons motivos para contratar uma consultoria de comunicação empresarial:

1) Economia de tempo

Gerenciar as diversas áreas de uma empresa é uma tarefa complexa que demanda muito tempo. A comunicação, por sua vez, se tornou vital para qualquer negócio e não pode ser negligenciada. Com uma consultoria de comunicação, os gestores garantem que profissionais especializados desenvolvam e implementem um planejamento estratégico sob medida para a sua empresa, liberando tempo para que possam focar nas atividades-chave do negócio, evitando desperdício com tarefas fora de sua expertise.

2) Alcance de resultados

Contar com profissionais qualificados em cada área da empresa é muito mais produtivo e econômico do que delegar tarefas a pessoas sem a devida especialização, o que pode gerar erros e retrabalho. Aliás, esse é um erro comum de muitas empresas que acabam contratando agências de marketing digital — uma estratégia barata, porém isolada e que, sem integração com um planejamento de comunicação, não apresenta resultados. Um consultor de comunicação empresarial possui o conhecimento necessário para definir objetivos claros e garantir que os resultados sejam alcançados de maneira eficiente, facilitando a avaliação do retorno sobre o investimento e confirmando que a escolha de apoio foi acertada.

3) Visão externa e imparcial

Quem está dentro da empresa, muitas vezes, tem dificuldade em identificar erros e falhas, o que pode prejudicar os resultados. E ninguém quer ser o chato a se arriscar a apontar deficiências para o patrão, né? Um consultor de comunicação, além de oferecer uma visão externa imparcial e independente, tem profundo conhecimento do mercado. Após uma análise inicial, ele será capaz de apontar os pontos fortes e fracos da sua estratégia atual e implementar as mudanças necessárias para potencializar os acertos e corrigir os erros.

4) Atualização constante sobre o mercado

Manter-se atualizado em relação à concorrência e às tendências de mercado é essencial, mas também exige dedicação e tempo. O consultor de comunicação já possui um amplo conhecimento do mercado e pode fornecer insights valiosos, com análises comparativas do setor e da concorrência, ajudando a empresa a tomar decisões estratégicas com base em dados reais e atualizados.

5) Rede de contatos influente

Consultores de comunicação têm acesso privilegiado a veículos de imprensa e jornalistas, o que facilita a criação de estratégias que despertem interesse e garantam visibilidade para a empresa. Ter um consultor com uma vasta rede de contatos é um diferencial competitivo, pois ele já construiu relações ao longo do tempo e pode abrir portas para que sua empresa alcance maior destaque na mídia, sem precisar começar do zero, além de se ganhar um tempo valioso para debelar crises de imagem.